Descubra as plantas ideais para apartamentos

Publicado em 21/11/2023

Compartilhe:

Quem disse que não dá para ter plantas em um apartamento? Deixe seu espaço mais bonito e melhore a sua qualidade de vida. Veja quais são!

Se você mora em apartamento, além de investir em móveis planejados, uma outra dica importante é investir em plantas. Elas embelezam os ambientes e são uma excelente opção para melhorar a saúde das pessoas, especialmente pela capacidade que têm de filtrar os poluentes. Algumas plantas são capazes de absorver as partículas com mais eficiência, mas geralmente todas as espécies podem melhorar a qualidade do ar dos ambientes.

Cada planta tem as suas características. Preste atenção e busque saber mais sobre cada uma delas. Basicamente, elas precisam de água e de luz para viver. Por isso, é importante entender quantas vezes se deve regar e qual a quantidade de iluminação que elas devem receber.

Confira algumas sugestões de plantas para apartamento e faça as suas escolhas.

Alecrim

O alecrim é uma planta de usos variados. Está presente na culinária como tempero, como remédio, em banhos, em rituais religiosos e, ainda, pode ser uma decoração útil e cheirosa em uma horta na cozinha. Cultive próximo a uma janela ou na varanda do apartamento.

Antúrio

Com folhas verdes e brilhantes, flor em formato de coração e pistão característico, o antúrio pode ter diversas cores, entre elas branca, vermelha, rosa, branca, salmão e verde. Ele teve o seu auge na decoração em décadas passadas e por isso, é um tipo de flor perfeito para decorações retrô e com estilo de casa de vó. Apesar disso, a planta nunca sai de moda e pode aparecer em vasos na sala, sobre a mesa ou ser uma ótima opção de planta para o banheiro.

Bambu-mossô

É uma das plantas tradicionalmente de áreas externas que conseguem viver bem em áreas internas, porém, por ser delicado, requer bastante atenção.
O bambu-mossô é uma planta grande para apartamento e dá um ar elegante para o local, funcionando como uma planta de destaque, seja na sala de estar ou jantar.

Begonia-maculata

A begônia maculata é a famosa planta das bolinhas que faz sucesso na decoração de interiores. Seu visual exótico fica lindo em vasos decorativos na sala, na varanda ou até na cozinha.

Bromélia

Apresenta folhas longas e rígidas e flores vermelhas. Gosta de viver à meia sombra.
São várias opções de bromélias para você cultivar em casa. Prefira espécies de sombra ou meia-sombra para colocar no apartamento.

Café-de-Salão

É uma folhagem superinteressante, com diferentes tons de verde e vermelho para adicionar na sua decoração. As folhas são geralmente verdes, mas podem apresentar diversas tonalidades e padrões de manchas. Para criar texturas, experimente misturar com outras plantas.

Costela-de-Adão

Ela já é a queridinha dos decoradores há algum tempo. A planta se destaca com suas folhas recortadas e pode atingir um grande porte se tiver espaço e for bem cuidada.

Espada-de-São-Jorge

Com folhas compridas e pontudas, a Espada-de-São-Jorge apresenta várias tonalidades diferentes de verde e pode contar também com uma borda branca amarelada.
 
É conhecida por muitos pela tradição popular que diz que essa planta apresenta poderes de proteção ao local em que se encontra. Além de protetora, ela é super-resistente. E não requer muita água: pode ser regada de uma a duas vezes por semana.

Jiboia

A jiboia é uma espécie de fácil manutenção e crescimento rápido. A planta fica linda em prateleiras, estantes, nichos e lugares altos.

Tem folhas brilhantes que mudam ao longo de seu período de vida – começa com folhas pequenas e verdes escuras e, com o tempo, muda para variáveis tons de verde, com manchas características. Seus galhos podem ser guiados para crescerem na direção de sua preferência.

Lírio-da-Paz

O lírio-da-paz é uma ótima planta para renovar o ar da casa e limpar as impurezas. É uma planta charmosa e muito usada na decoração de interiores, seja em ambientes como a sala, banheiros e quartos.
Tem folhas grandes e de um verde escuro brilhante, flores brancas com um formato ovalado e um grande pistão amarelo.

Manjericão

O manjericão é um ótimo tempero para cultivar, bastante conhecido por seu uso culinário. A planta fica ótima na decoração da cozinha e ainda ajuda a afastar as moscas com seu aroma bem marcante.

Orquídea Borboleta

Essas são flores para apartamento de baixa manutenção e floração exuberante. A orquídea borboleta é uma planta linda para a decoração de ambientes internos. Suas flores chamam a atenção em mesas de centro e aparadores e embelezam a decoração da sala, ou até mesmo bancadas de banheiro.

Pau d’Água

É um arbusto que dá um toque muito bonito nos ambientes. Fica bem, por exemplo, para decorar escritórios e mesas. Ela é bastante resistente a, por exemplo, ar-condicionado, o que faz com que possa se adaptar bem a ambientes com esse aparelho. O pau d’água não precisa ficar exposto diretamente ao sol e deve ser regado apenas quando a superfície da terra estiver realmente seca.

Rosa de Pedra

Esse é um tipo de suculenta que está fazendo muito sucesso na decoração clássica de interiores devido ao seu formato que se parece muito com uma rosa tradicional. 
Como toda suculenta, ela não exige muitos cuidados. A dica é sempre regar pouco, somente quando o solo estiver seco. Essa é uma planta que se desenvolve melhor sob o sol, mas que também pode ser cultivada a meia sombra.

Samambaia

A samambaia é uma planta pendente muito fácil de cultivar e um clássico das casas brasileiras. Ela forma um arbusto de folhas longas que pendem de si, e é ótima para purificar o ar dos ambientes.

Violeta

Outra planta extremamente tradicional de ambientes internos, a violeta é uma planta versátil. Com diversas cores, você pode escolher entre as opções que mais combinam com a decoração do seu apê e pode ficar bem em parapeitos de janelas. Para que fique bem, deve ser exposta apenas à luz indireta, bem como regá-la apenas duas vezes por semana, borrifando levemente nas folhas.

Gostou das dicas?

Além dos cuidados diários, opte por vasos de cerâmica, que evitam excesso de umidade e permitem que a raiz da planta respire. Também é recomendável adubar as plantas a cada dois ou três meses. E se tiver mais alguma dúvida, converse com a Italínea.

Estamos sempre prontos para deixar seu ambiente do jeitinho que você sempre sonhou com nossos móveis personalizados, dando todo o suporte necessário.

Artigos relacionados

5 truques de decoração moderna para se inspirar
Decoração retrô: a tendência que nunca deixa de ser atual
10 Ideias de Móveis Multiuso para Espaços Pequenos

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@italineacenter
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.